Prefácio

Este documento de referência apresenta todos os anos aos leitores as mais recentes informações sobre as políticas de desenvolvimento no continente africano e nas suas cinco regiões. Apresenta um relato novo que avalia o desempenho económico, social e institucional de África, à luz dos objetivos estabelecidos pela Agenda 2063 da União Africana. Esta terceira edição das Dinâmicas do Desenvolvimento em África analisa a forma como a transformação digital cria empregos de qualidade, contribui para a concretização da Agenda 2063 e torna, assim, as economias africanas mais resilientes face à recessão mundial desencadeada pela pandemia da COVID-19.

As Dinâmicas do Desenvolvimento em África constituem um verdadeiro trabalho de colaboração e resultam de uma parceria sólida e abrangente entre o Departamento de Assuntos Económicos da Comissão da União Africana e o Centro de Desenvolvimento da OCDE. Uma equipa de investigadores, economistas, estatísticos e de outros peritos em África e de várias outras regiões do mundo contribuiu para esta edição de 2021.

O relatório é constituído por oito capítulos. Os dois primeiros abordam a transformação digital de África e as ações prioritárias implementadas, proporcionando ensinamentos para a aprendizagem mútua em todo o continente e para além dele. Os cinco capítulos seguintes centram-se, respetivamente, nas cinco regiões de África conforme definidas pelo Tratado de Abuja: África Austral, África Central, África Oriental, Norte de África e África Ocidental. As recomendações de cada capítulo são adaptadas às especificidades de cada região. O oitavo capítulo analisa o estado do financiamento do desenvolvimento de África no contexto da crise económica mundial de 2020 e destaca as políticas fundamentais para assegurar a sua sustentabilidade.

Está disponível um anexo estatístico online, que permite aceder a dados atualizados ao longo do ano, contendo os mais recentes indicadores económicos, sociais e institucionais de cada um dos países africanos para os quais os dados são comparáveis. As últimas páginas do relatório apresentam uma lista dos indicadores. Os dados são apresentados por país, região, comunidade económica regional e outros grupos de países africanos relevantes para a análise; as tabelas comparam a situação do continente africano com outras regiões do mundo e grupos de países. Esta compilação de dados relevantes para a definição de políticas pode apoiar decisores políticos, consultores, analistas de negócios, atores do setor privado, jornalistas, organizações não-governamentais e cidadãos de todo o mundo interessados nas trajetórias de desenvolvimento dos países africanos.

O relatório é publicado na íntegra em inglês, francês e português. Está também disponível uma versão digital online nos sítios web da Comissão da União Africana (https://au.int/afdd2021) e do Centro de Desenvolvimento da OCDE (https://oe.cd/AFDD-2021), em conjunto com as respetivas tabelas e figuras, bem como o anexo estatístico.

Metadata, Legal and Rights

Este documento e qualquer mapa aqui incluído foi elaborado sem prejuízo do status ou soberania de qualquer território, da delimitação de limites e fronteiras internacionais e do nome do território, cidade ou área. [missing text]

© AUC/OECD 2021

O uso do conteúdo do presente trabalho, tanto em formato digital quanto impresso, é regido pelos termos e condições seguintes: http://www.oecd.org/termsandconditions.