Prefácio

O relatório Dinâmicas do Desenvolvimento em África apresenta anualmente os mais recentes dados sobre as políticas económicas no continente africano avaliando o respetivo desempenho económico, social e institucional à luz dos objetivos estabelecidos pela Agenda 2063 da União Africana. A edição de 2023 explora a forma como África pode atrair investimentos que ofereçam um melhor equilíbrio entre objetivos económicos, sociais e ambientais.

As Dinâmicas do Desenvolvimento em África são o produto de uma abordagem colaborativa, resultando de uma sólida parceria entre o Departamento de Desenvolvimento Económico, Comércio, Turismo, Indústria e Minerais da Comissão da União Africana e o Centro de Desenvolvimento da OCDE, reunindo uma equipa de investigadores académicos, economistas, especialistas em estatística e outros peritos de África e de outras regiões do mundo.

Os dois primeiros capítulos exploram o atual cenário de investimentos no continente efetuando recomendações sobre ações prioritárias e partilhando lições de todo o continente e além dele. Os cinco capítulos seguintes centram-se, respetivamente, nas cinco regiões de África conforme definidas pelo Tratado de Abuja: África Austral, África Central, África Oriental, Norte de África e África Ocidental. Esses capítulos acomodam as recomendações políticas para áreas estratégicas em cada região, abrangendo ecossistemas naturais, energia renovável, financiamento para a ação climática e cadeias de valor agroalimentar.

Esta edição baseia-se numa ampla série de dados para analisar fontes de investimentos públicos, privados, nacionais e estrangeiros. Estas fontes são complementadas por dados primários recolhidos através de um inquérito online da Comissão da União Africana/OCDE sobre riscos de investimento, obstáculos e prioridades ligadas a investimentos transfronteiriços em países africanos. O inquérito foi dirigido de junho a outubro de 2022 às redes de conselhos empresariais africanos e ao Fórum Empresarial UE-África, reunindo respostas de 58 representantes empresariais africanos e não africanos. Oito entrevistas em profundidade com investidores multinacionais membros da Rede de Mercados Emergentes da OCDE (EMnet) também foram realizadas para complementar os resultados do inquérito.

A recolha dos dados foi realizada até 18 de fevereiro de 2023, com exceção dos números do produto interno bruto retirados do World Economic Outlook do FMI, referentes a abril do mesmo ano, e igualmente para o Anexo Estatísticoonline, que é atualizado de forma contínua.

Está igualmente disponível um anexo estatístico online, cujos dados são atualizados ao longo do ano, contendo os mais recentes indicadores económicos, sociais e institucionais de cada um dos países africanos para os quais os dados são comparáveis. A lista de quadros resumidos encontra-se nas últimas páginas do relatório. Os dados são apresentados por país, região, comunidade económica regional e outros grupos relevantes de países africanos (as categorias incluem dotação de recursos, níveis de rendimento e desenvolvimento socioeconómico, acesso geográfico e grupos linguísticos). A situação do continente africano é comparada com outras regiões do mundo e grupos de países. Além disso, a base de dados disponibiliza perfis estatísticos para diferentes países africanos e grupos de países, comparando os principais indicadores temáticos relacionados com o investimento. Esta compilação de dados visa informar decisores políticos, consultores, analistas de negócios, jornalistas, organizações não governamentais e cidadãos de todo o mundo interessados nas trajetórias de desenvolvimento dos países africanos.

O relatório é publicado na íntegra em inglês, francês e português. Está também disponível uma versão digital online, incluindo respetivos gráficos e tabelas. Estes, juntamente com o anexo estatístico, estão disponíveis nos sítios Web da Comissão da União Africana (https://au.int/afdd2023) e do Centro de Desenvolvimento da OCDE (https://oe.cd/AFDD-2023).

Legal and rights

Este documento e qualquer mapa aqui incluído foi elaborado sem prejuízo do status ou soberania de qualquer território, da delimitação de limites e fronteiras internacionais e do nome do território, cidade ou área. [missing text]

© AUC/OECD 2023

O uso do conteúdo do presente trabalho, tanto em formato digital quanto impresso, é regido pelos termos e condições seguintes: https://www.oecd.org/termsandconditions.