Guia do leitor

Panorama da Saúde: América Latina e Caribe 2023 é uma publicação conjunta da OCDE e do Banco Mundial. Este relatório foi coordenado por Frederico Guanais, da Divisão de Saúde da OCDE, e Cristian A. Herrera e Edit V. Velenyi, do Banco Mundial. O capítulo 1 foi redigido por Nicolas Larrain, Gabriel Di Paolantonio, Tom Raitzik Zonenschein, Rushay Naik e Frederico Guanais, da Divisão de Saúde da OCDE. O capítulo 2 foi escrito por Yasna Palmeiro, Tomas Plaza Reneses, Edit V. Velenyi e Cristian A. Herrera do Banco Mundial. Foram co-autores dos capítulos 3 a 9: Gabriel Di Paolantonio, Frederico Guanais, Cristian A. Herrera, Nicolas Larrain, Rushay Naik, Tomas Plaza Reneses, Edit V. Velenyi, e Tom Raitzik Zonenschein. Alba Gasque e Anamaria Verdugo foram assistentes de pesquisa. Os autores gostariam de agradecer a Stefano Scarpetta, Mark Pearson e Francesca Colombo da Diretoria de Emprego, Trabalho e Assuntos Sociais da OCDE, e Michele Gragnolatti e Juan Pablo Uribe do Banco Mundial.

Os autores também agradecem a Lucy Hulett e Nathalie Corry pela contribuição editorial, e Guillaume Haquin pelo apoio na gestão de recursos.

Este relatório beneficiou-se da experiência e da contribuição generosa de informações e comentários por parte de vários membros de organizações internacionais que trabalham na área da saúde na América Latina e no Caribe, tais como a Organização Mundial da Saúde e seu escritório regional para as Américas, a Organização Pan-Americana da Saúde. Em particular, os autores agradecem à Dra. Maristela Monteiro, Dr. Renato Oliveira e Souza, e Daniel Hugh Chisholm por suas ideias e contribuições durante a elaboração deste relatório.

Esta publicação se beneficiou de dados, comentários e revisões por parte das autoridades de saúde dos países nela incluidos. Nesse sentido, os autores agradecem a Rafaela Batista Brunale, Carolina Peláez Pelaéz, Francisco Adriazola Santibañez, Tatiana Vargas, Analia Imperioso, Dafne Ruiz Vargas, Anabelle Jones, Kadian Birch e outros funcionários dos Ministérios da Saúde dos países da regiao que cooperaram com este relatório.

Panorama da Saúde: América Latina e o Caribe 2023 está dividida em nove capítulos:

O capítulo 1 sobre o impacto da pandemia de COVID-19 nos sistemas de saúde da América Latina e Caribe avalia e compara o desempenho dos países em termos de resultados de mortalidade, políticas de resposta à pandemia e capacidade do sistema de saúde. Ao explorar as relações entre esses itens, o capítulo analisa os principais determinantes que contribuiram para os resultados observados nos países da região frentre à pandemia.

O capítulo 2 sobre mudança climática e saúde examina o nível atual de resiliência dos países da ALC à mudança climática, identificando tendências na região e fornecendo considerações para os países na implementação de políticas.

O capítulo 3 sobre o estado da saúde destaca as variações entre países na expectativa de vida, excesso de mortalidade, mortalidade infantil e infantil, e principais causas de mortalidade e morbidade, incluindo tanto doenças transmissíveis quanto não transmissíveis.

O capítulo 4 sobre determinantes de saúde concentra-se em determinantes não-médicos de saúde, incluindo saúde materno-infantil, planejamento familiar, desnutrição, e saúde dos adolescentes. Também inclui indicadores de estilo de vida e comportamento, tais como fumo, dietas pouco saudáveis, sobrepeso e obesidade, e uso de drogas, bem como água e saneamento. Também inclui indicadores sobre os riscos ambientais e climáticos.

O capítulo 5 sobre recursos e atividades da área de saúde analisa alguns dos insumos e resultados dos sistemas de saúde. Isto inclui a saúde digital, o fornecimento de tecnologias médicas e leitos hospitalares, assim como a prestação de serviços em torno da gravidez, parto e infância.

O capítulo 6 sobre gastos e financiamento da saúde examina as tendências dos gastos com a saúde nos países da ALC. Analisa como os serviços e bens de saúde são financiados, e a diferente combinação entre financiamento público, seguro de saúde privado, gastos diretos de famílias e recursos externos. Também examina medidas de proteção financeira, tais como o empobrecimento devido a gastos diretos da famílias com saúde.

O capítulo 7 sobre qualidade dos cuidados de saúde se baseia nos indicadores usados no programa de indicadores da qualidade da atenção à saúde da OCDE para examinar as tendências de melhoria da qualidade dos cuidados de saúde nos países da ALC.

O capítulo 8 sobre a força de trabalho na área da saúde tem um olhar sobre números de médicos e enfermeiros, assim como demais profissionais de saúde, tais como dentistas, farmacêuticos, agentes de saúde comunitários e a força de trabalho da saúde mental.

O capítulo 9 sobre envelhecimento apresenta as tendências demográficas na ALC, tanto atuais quanto projetadas, bem como a expectativa de vida e a esperança de vida saudável aos 65 anos de idade. Os cuidados de longo prazo também são destacados, com indicadores sobre gastos, cuidados de fim de vida e mortalidade devido a Alzheimer e outras demências.

Para esta segunda edição do Health at a Glance: América Latina e Caribe, 33 países da região foram incluídos, como visto na Tabela 1. Foram selecionados os países que são Estados soberanos localizados na América Latina e Caribe.

Foram selecionados indicadores relevantes para o monitoramento do desempenho dos sistemas de saúde, considerando a disponibilidade e a comparabilidade dos dados existentes na região da ALC. A publicação aproveita os dados administrativos e programáticos de rotina coletados pela Organização Mundial da Saúde, pelo Banco Mundial e pela OCDE, bem como pesquisas especiais da população dos países que coletam informações demográficas e de saúde.

Os indicadores são apresentados sob a forma de figuras de fácil leitura e texto explicativo. Cada um dos tópicos abordados nesta publicação é apresentado ao longo de duas páginas. A primeira página define o indicador, fornece um breve comentário destacando as principais conclusões baseadas nos dados e fornece algumas referências-chave. A página seguinte apresenta um conjunto de figuras. Estes normalmente mostram os níveis atuais do indicador e, quando possível, as tendências ao longo do tempo. Em alguns casos, uma segunda variável também é incluída na figura. Quando a média da OCDE é incluída em um número, ela é a média não-ponderada dos países da OCDE apresentados, a menos que especificado de outra forma.

As limitações na comparabilidade de dados são indicadas tanto no texto (na Quadro relacionada à "Definição e comparabilidade") quanto em notas de rodapé das figuras.

A situação da saúde e do sistema de saúde pode evoluir rapidamente, provavelmente ainda mais em países de renda baixa e média do que em países de renda alta. Portanto, é importante observar que alguns indicadores podem não refletir a situação mais recente de alguns países. Os autores coletaram os últimos dados disponíveis, de modo que o cenário descrito em cada capítulo e seção da publicação mostra o cenário mais atualizado possível.

Quatro países da ALC são países membros da OCDE: Chile, Colômbia, Costa Rica e México. A média da OCDE inclui todos os quatro países da ALC.

O Brasil e o Peru estão atualmente em processo de adesão à OCDE. A Argentina é um país parceiro da OCDE.

Para estes sete países da ALC, alguns números desta publicação consideraram os dados que foram relatados diretamente à OCDE, em vez de utilizar fontes internacionais. Isto teve como objetivo manter a consistência entre o que é informado em outras publicações da OCDE (por exemplo, Health at a Glance 2021, https://doi.org/10.1787/ae3016b9-en) e o que está disponível no banco de dados online OECD Health Statistics on OECD.Stat em https://oe.cd/ds/health-statistics. Estas diferenças são observadas nas notas de rodapé das figuras correspondentes ao longo dos capítulos.

Metadata, Legal and Rights

Este documento e qualquer mapa aqui incluído foi elaborado sem prejuízo do status ou soberania de qualquer território, da delimitação de limites e fronteiras internacionais e do nome do território, cidade ou área. [missing text]

© OECD/The International Bank for Reconstruction and Development/The World Bank 2023

Esta obra é licenciada sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives 3.0 IGO license (CC BY-NC-ND 3.0 IGO).